sexta-feira, 10 de junho de 2016

COMO ALIVIA AS DORES DE CABEÇA NA HORA 2016

Resultado de imagem para dore de cabeça

Existem alguns alimentos que podem desencadear ou piorar uma crise de cefaleia dor de cabeça, como chocolate, queijo, café, frituras, bebidas alcoólicas, adoçantes e alimentos gordurosos em geral. “O queijo e o chocolate, por exemplo, possuem a substância Fritu amina, que altera e aumenta o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro”, afirma a nutricionista Andressa Barbosa, do programa de educação nutricional Viva Melhor. “Café, refrigerante, energéticos e chá preto, por sua vez, são ricos em cafeína, que causa dependência. A dor acontece em caso de abstinência ou pela interação com medicamentos”, explica.

Uma maneira simples e fácil para aliviar essas dores é mudar os hábitos alimentares. Com a ajuda da nutricionista Paula Castilho, fizemos uma lista de alimentos que te ajudam a combater essa dor:

Água
A desidratação é uma das causas mais comuns da dor de cabeça. O recomendado é ingerir cerca de dois litros de água por dia. Caso tenha dificuldades em beber o líquido, tente saborizar com fatias de limão e, se a dor surgir depois da prática de exercícios físicos, dê preferência às bebidas isotônicas.

Magnésio
Castanhas, sementes, abacate, feijões e frutos do mar também são grandes fontes de magnésio. A castanha-do-pará e a amêndoa são ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises. “Além de serem fontes de fibra, os cereais integrais contêm magnésio, um mineral que pode combater a dor de cabeça causada pela TPM”, Paula esclarece.

Ômega-3
O salmão e a linhaça são ricos em ômega-3 e tem propriedades que inibem a inflamação cerebral. Adicione qualquer um dos dois alimentos no sanduíche matinal, na salada do almoço ou do jantar para combater o problema.

Vitamina E
Azeite, manteiga de amendoim, óleo de canola e castanhas são ricos em vitamina E e antioxidantes, que é capaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação e equilibrar os níveis hormonais.

Gengibre
“Essa raiz ajuda nas náuseas e na cefaleia porque contém propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. O ideal é ser consumido em forma de chá”, sugere a nutricionista. Você pode ler um pouco mais sobre o gengibre aqui.

Vitamina B e antioxidantes
“Alimentos ricos em antioxidantes e vitamina B, como a cenoura, maçã, kiwi, ovo, espinafre e o agrião ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias responsáveis pelos processos inflamatórios) e favorecem as funções cerebrais, ajudando a combater o problema. Arroz, frutas, queijos e iogurte são fontes de carboidrato e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina, proporcionando o bem-estar” Castilho explica.

Evite comer temperos fortes – curry, cominho… – , macarrão instantâneo, caldos prontos e salgadinhos, pois contêm glutamato monossódico – mais conhecido como sódio –, que pode agravar a enxaqueca em pessoas sensíveis ao componente. Presunto, salame, salsicha, linguiça e patês industrializados têm alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo, o que provoca a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário